Governança Corporativa e Compliance

A Credifisco tem o objetivo de excelência em Governança Corporativa, fortalecendo e criando as melhores condições para seu desenvolvimento sustentável.

Seguimos os sete princípios do cooperativismo derivados das normas criadas pela primeira cooperativa de Rochdale, são mantidos atualmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

  1. Adesão voluntária e livre
  2. Gestão democrática
  3. Participação econômica dos membros
  4. Autonomia e independência
  5. Educação, formação e informação
  6. Intercooperação
  7. Interesse pela comunidade

A nossa visão

A nossa visão, com relação ao sistema de governança, é ser a instituição de classe dos servidores públicos líder em performance sustentável, em confiança, em transparência e em satisfação.

Princípios

A Credifisco adotará como documentos complementares o Manual de Boas Práticas de GOVERNANÇA COOPERATIVA elaborado pelo SistemaOCB (https://www.ocb.org.br/) e o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa elaborado pelo IBGC.

Governança Cooperativa
  1. Autogestão
  2. Senso de Justiça
  3. Transparência
  4. Educação
  5. Sustentabilidade
Governança Corporativa
  1. Transparência
  2. Equidade
  3. Prestação de Contas
  4. Responsabilidade Corporativa

Estrutura de Governança

A administração superior da Credifisco compreende o organograma abaixo. Seu processo de eleição, nomeação e posse deve seguir as regras no Estatuto Social, Política de Sucessão e todos os ritos do sistema de Governança Corporativa.

Estrutura de Governança Corporativa - Credifisco

Membros da Estrutura de Governança

  1. Cooperados
  2. Assembleia Geral
  3. Conselho de Administração
  4. Diretoria Executiva
  5. Conselho Fiscal
  6. Gestor de Risco e de Capital (CRO)
  7. Ouvidor
  8. Comitês
  9. Auditoria independente
  10. Auditoria interna

Compliance

Risco de Compliance é o risco de sanções legais ou regulatórias, de perdas financeiras ou de danos reputacionais, decorrentes da falta de cumprimento de disposições legais e regulamentares, normas de mercado local e internacional ou de compromissos assumidos por meio de códigos de autorregulação, padrões técnicos, códigos de conduta ou políticas internas.

A Credifisco adota a estratégia de três linhas de defesa para operacionalizar sua estrutura de gerenciamento de riscos (inclusive o de Compliance) e para assegurar o cumprimento das diretrizes previstas nesta política, com clara divisão de papéis e responsabilidades.

Linhas de Defesa - Credifisco