Você ainda não sabe se vale a pena se associar a uma cooperativa?
As companhias voltadas ao cooperativismo são um modelo de negócio diferenciado, baseado em princípios que visam não apenas o desenvolvimento da cooperativa e dos seus associados, como também de toda a comunidade.
Sendo assim, essas associações proporcionam aos cooperados benefícios incríveis — incentivando a adesão e participação.
Descubra abaixo as 3 maiores vantagens de se associar a uma cooperativa e perceba que realmente vale a pena entrar em uma dessas comunidades!
O que é uma cooperativa?
As cooperativas são um tipo de sociedade, formada por pessoas com interesse e objetivo comuns, que trabalham em conjunto para o desenvolvimento do negócio.
Inclusive, os seus associados não são colaboradores ou clientes da cooperativa, mas donos dessa empresa — possuindo direitos e deveres em relação à administração, faturamento e demais obrigações.
Além disso, o cooperativismo é baseado em princípios importantes, como adesão livre e voluntária e interesse da comunidade, que tornam as cooperativas um modelo único de negócio, voltado não para obtenção do lucro, mas para o desenvolvimento social.
Como funcionam as cooperativas?
Regulado pela Lei Nº 5.764/71, as cooperativas são um modelo diferenciado de empresa, pois diferente das demais, estas não tem como principal objetivo a obtenção do lucro.
Inclusive, o dinheiro acumulado pela cooperativa durante determinado período — após a subtração dos custos — não é chamado lucro, mas sobras.
Outra característica importante dessas empresas é que todos os seus associados são donos igualitários da cooperativa, possuindo os mesmos direitos e deveres que os demais.
Ou seja, não há hierarquia de poder e todos podem votar durante as assembleias.
Mesmo havendo igualdade entre os cooperados, essas companhias possuem um grupo de representantes, responsáveis por desenvolver o estatuto e as regras da cooperativa — documentos submetidos à avaliação e voto dos demais.
Como se associar a uma cooperativa?
O primeiro passo para tornar-se um cooperado é descobrir quais companhias possuem valores e objetivos semelhantes ao seu.
Em seguida, busque mais informações sobre a cooperativa escolhida, descobrindo se a companhia é realmente confiável — se os valores estão sendo colocados em prática, por exemplo — e analise cuidadosamente o Estatuto Social.
Dessa forma, você será capaz de entender quais são as regras da associação, assim como suas futuras obrigações como cooperado.
Está tudo certo com a cooperativa escolhida? Então, entre em contato diretamente com a companhia e pergunte quais documentos você precisa apresentar para se tornar um associado.
Os mais comuns são:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Certidão de casamento ou união estável, se for o caso;
- Documentos do cônjuge ou companheiro, se for o caso.
Uma vez reunida toda a documentação, basta depositar a sua quota-parte — valor que é diretamente investido na cooperativa, para suprir as necessidades operacionais do negócio.
Vantagens de se tornar um cooperado
O cooperativismo visa o desenvolvimento saudável das empresas, através da inclusão de todos os seus cooperados não apenas na parte operacional, como também na administração da empresa.
Além de proporcionar um modelo de negócio único e mais inclusivo, as cooperativas também oferecem essas vantagens aos seus associados:
Participar da divisão das sobras
Em uma cooperativa, todos os cooperados não são apenas investidores, trabalhadores ou clientes, mas sim donos da companhia.
Sendo assim, essas pessoas participam da divisão das sobras, realizada ao final do ano.
Ou seja, o valor que resta após subtrair do faturamento todas as despesas da cooperativa é repartido entre os seus associados, de acordo com suas participações nas tarefas da companhia.
Ter acesso a condições e produtos exclusivos
Cada cooperativa oferece benefícios e produtos diferentes, que somente podem ser utilizados por associados regularizados.
Por exemplo, em uma cooperativa de crédito, os cooperados podem aproveitar os rendimentos e vantagens proporcionadas pelo RDC — modalidade de investimento exclusiva das cooperativas!
E ao fazer parte dessas comunidades, você tem acesso a esses benefícios únicos.
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade
Como um dos pilares do cooperativo é o “interesse pela comunidade”, as cooperativas estão sempre contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local.
Afinal, quanto mais desenvolvida for a cooperativa, mais oportunidades de emprego ela pode gerar para a região!
Sem falar que grande parte das companhias visam desenvolver produtos voltados a suprir necessidades das comunidades locais — facilitando até mesmo o acesso dessas pessoas a essas soluções.
Associe-se à Credifisco e tenha acesso aos melhores produtos financeiros do mercado!
Deseja ter acesso aos melhores produtos financeiros do mercado, com taxas incríveis?
Seja um associado da Credifisco!
Com nossa cooperativa de crédito, você pode realizar investimentos, empréstimos e financiamentos — tudo com taxas baixas e excelentes condições de pagamento.
Saiba mais sobre os nossos serviços e descubra as vantagens de ser um associado da Credifisco.