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AGE 2021

Objetivo

Discutir e definir:

1. Contexto Organizacional:

 

a. Missão, Visão e Valores;
  • Missão (A razão de ser de minha empresa é…, nós existimos para…) 

Resolver o problema financeiro, ajudar a enriquecer e proteger o patrimônio de seus cooperados e familiares, oferecendo a eles produtos e serviços financeiros, de seguros e de educação financeira.

  • Visão (Como queremos que nossa empresa seja reconhecida?)  

Ser a maior Cooperativa de Crédito do Estado de São Paulo.

  • Valores (No que acreditamos? Com base no que decidimos?) 

Ética; Responsabilidade; Segurança; Eficiência; Positividade; Justiça; Harmonização; Agilidade; Proatividade; Engajamento

 

b. Partes Interessadas e Suas Expectativas;
  • Cooperado Investidor (RDC)

Expectativas: Ele quer retorno financeiro sobre seus investimentos, segurança, consulta via ibanking/app, registro nos órgãos competentes, taxas mais atrativas. (Em contra partida ele precisa enviar formulário de API e PLD/FT, fazer transferência, entrar em contato com a Credifisco)

  • Cooperado Tomador (Empréstimo e Financiamento)

Expectativas: Ele quer taxas abaixo do mercado, agilidade e facilidade no processo de tomada de crédito. (Em contra partida, ele precisa colaborar no processo de elegibilidade a tomada de crédito, enviar documentos comprobatórios e compromisso com os pagamentos das parcelas mensais)

  • Cooperado Capital

Expectativas: Ele quer bons resultados sociais da cooperativa, sobras, segurança para seu Capital. (Em contra partida, ele precisa participar das deliberações nas assembléias e processos da cooperativa, interesse em participar da gestão e acompanhar as demonstrações financeiras)

  • Funcionários

Expectativas: Ele quer ter reconhecimento profissional, possibilidade de promoção, retorno financeiro, estrutura e conforto para trabalhar. (Em contra partida, ele deve ter compromisso com as demandas e responsabilidades da cooperativa e capacidade de resolução de problemas)

  • Terceiros

Expectativas: Ele quer a manutenção do contrato de prestação do serviço, retorno financeiro consistência e crescimento da organização. (Em contra partida, ele precisa entregar o objeto contratado tempestivamente e com qualidade para garantir o adequado funcionamento da Credifisco)

  • Parceiros

Expectativas: Ele quer a manutenção e crescimento da parceria de forma viável economicamente e socialmente. (Em contra partida, ele precisa manter boa relação com a Credifisco com a finalidade de gerar resultados positivos financeiramente e socialmente)

  • Governo

Expectativas: Ele quer o pagamento dos tributos e adimplência das obrigações acessórias, geração de riqueza e crescimento econômico e social. (Em contra partida, deve governar com o foco em apoiar e estimular o cooperativismo (art. 174, § 2º – CF/88))

  • Órgãos Reguladores

Expectativas: Ele quer que a Credifisco siga suas normas e seus regulamentos. (Em contra partida, ele deve assegurar um ambiente que possa ser feito tais requisitos tais como sistema de informação, instruções claras, outras formas que faça com que a Credifisco seja complacente)

  • Sociedade

Expectativas: Ela quer o desenvolvimento social e financeiro da organização para gerar empregos, riquezas com responsabilidade social e ambiental. (Em contra partida, ela precisa gerar pessoas com capacidade técnica para ocupar as funções da Credifisco, assim como, novos associados com visão social-cooperativista.

* A verificação sobre o atendimento das expectativas das partes interessadas devem ser observadas na Análise crítica da direção.

 

c. Pontos Fortes e Pontos Fracos (aspecto interno) e Oportunidade e Ameaças (aspecto externo);
  • Pontos Fortes
  1. Taxas competitivas do consignado (Preço – 4 Ps Marketing)
  2. Rendimentos competitivos dos RDCs (Preço – 4Ps Marketing)
  3. Políticas (Controle Interno) – faltam algumas que fazem parte de um plano de ação
  4. Sistema Omnichannel (Movidesk)
  5. Assinatura digital (ClickSign)
  6. Ouvidoria
  7. Canal de Denúncias
  8. DPO
  9. CRO
  10. Agente de Auditoria
  11. A Credifisco tem o convênio de consignação com FAZENDA/SP; MPSP; TJSP; TCESP; DER; DETRAN; HCFMUSP; JUCESP; ARTESP; SES/SP; DAEE; HCFMB; PGE; AGEM; CBPM; ALESP; TJMSP; HCRSP; SUCEN; IAMSPE; DAESP; IMESC; AGENCAMP; ARSESP; SPPREV (https://www.portaldoconsignado.com.br/)
  12. Gestão da Governança
  13. Gestão do Risco Integrado
  14. Escritórios de Advogados parceiros
  15. Formação de Equipe de Alta Performance
  16. Conhecemos as necessidades dos Servidores Públicos
  17. Profissionalização dos Conselhos e Diretoria (cédula de presença e honorários)
  18. Muitos conselheiros participam de outras entidades de classe (Afresp, Sinafresp, Afpesp)
  19. Estrutura de Governança efetiva – precisa melhorar continuamente
  20. Trabalho em equipe e organização
  21. Funcionários atenciosos, prontos a colaborar, força de vontade dos colaboradores
  22. Segurança nas aplicações financeiras
  23. Benefícios aos colaboradores VA+VR
  24. Atendimento de qualidade, fidelização dos clientes. Eles reconhecem que são bem atendidos
  25. Cooperativismo
  26. Oportunidade de treinamento e aprendizado
  27. Bons equipamentos eletrônicos
  28. Estrutura enxuta
  29. Capacidade de oferecer taxas atraentes aos cooperados
  30. Público-alvo possui risco relativamente baixo
  31. Tamanho do nosso público-alvo
  32. Grupo diretivo que possibilita decisões rápidas

 

  • Pontos Fracos
  1. Implementar os processos que estão na Política de Segurança Cibernética
  2. Registrar os RDCs na CETIP
  3. Comunicação institucional
  4. Comunicação de Produtos (Promoção – 4Ps Marketing)
  5. Capital Social baixo (4,3 milhões)
  6. Carteira de empréstimo baixa (9 milhões Consignado + 1 milhão Crédito Pessoal)
  7. Financiamento de Veículos com baixíssimo volume (> 100 mil reais)
  8. Captação baixa (6 milhões)
  9. Funcionários não especializados / capacitados
  10. Membros da Governança não preparados (falta capacitação)
  11. Membros da Diretoria com baixa participação (devido tempo, falta de interesse, etc.)
  12. Ponto de Equilíbrio (Break Even) – Precisa aumentar a receita
  13. Site sem redundância – infraestrutura
  14. Não há processo de controle dos cursos e desenvolvimento dos funcionários e governança (Treinamento)
  15. O CA não cobra a execução dos Planos de Ação
  16. O Sistema da Prodaf não atende ao BacenJud
  17. O Sistema da Prodaf não atende ao PLD/FT
  18. O Sistema da Prodaf não tem um módulo de autoinvestimento e autoresgate de RDC
  19. A Credifisco não tem dinheiro para emprestar. (para emprestar precisa de dinheiro) – Funding
  20. Não dominamos o processo do seguro prestamista
  21. Não dominamos o processo de recuperação de crédito
  22. Não dominamos os processos de Contabilidade (inclusive, não temos uma política de Contabilidade)
  23. Não dominamos os processos de TI
  24. Temos um custo alto com a DCR
  25. Temos um custo alto com a ITB Services
  26. Baixa participação dos cooperados nas Assembleias
  27. Não temos app
  28. Fluxo de investimento RDC aparentemente não seguro ao cooperado (o dinheiro é depositado na CC da Credifisco)
  29. Fonte de receita concentrada no consignado (spread baixo)
  30. Falta de conhecimento e ação da Diretoria no dia a dia (problemas diários – risco e oportunidades)
  31. Baixa remuneração dos membros estatutários
  32. Baixo interesse na sucessão de administradores
  33. Temos uma sede própria que não é utilizada (pagamos aluguel – inclusive fica na mesma calçada a menos de 100 m)
  34. Liquidez
  35. Créditos Duvidosos de 2 milhões
  36. Política de salários diferente do mercado e baixo plano de desenvolvimento para reter talentos
  37. Baixa variedade de produtos
  38. Concetração dos serviços de TI e contabilidade somente em terceiros – ITB Services e DCR
  39. Processos não mapeados
  40. Falta de política de Relações Trabalhistas: Banco de Horas, Compensações para feriados, Home Office – modelo híbrido
  41. Disponibilidade limitada dos estatutários
  42. Excessiva dependência de fornecedores parceiros
  43. Dependência de outras instituições financeiras
  44. Dificuldade em conseguir novos cooperados
  45. Dificuldade em atrair cooperados para o Conselho
  46. Pouca penetração no interior do Estado

 

  • Ameaças
  1. LGPD
  2. Startups
  3. Calote (Risco de Contraparte)
  4. Grandes Bancos
  5. Normas BACEN
  6. Cadastro Positivo (Não temos este processo)
  7. Open Banking
  8. Segurança no local físico de trabalho (Centro SP)
  9. Portabilidade
  10. Concorrência
  11. A COVID que pode impossibilitar o cooperado a pagar o empréstimo, como exemplo o falecimento dos cooperados
  12. Crise Econômica que impacta nos aportes de investimento
  13. Comunicação de produtos
  14. Auditoria externa
  15. A desconfiança das pessoas para com empresas do ramo financeiro que sejam “famosas” que possivelmente afeta nossa imagem.
  16. Exigências governamentais
  17. Grandes possibilidades com a inserção da Credifisco no Sistema de Portabilidade e demais sistemas dos bancos e Cooperativas
  18. O gigantismo dos concorrentes, que podem, no âmbito político, sugerir leis que prejudiquem as Cooperativas

 

d. Análise do Contexto da Organização;
  • COM BASE EM TODAS AS INFORMAÇÕES CONCLUÍMOS QUE NOSSO CONTEXTO ATUAL É:

Desenvolvimento de novas ferramentas (APP) e integrações com brokers (STR, CTC, PIX e OpenBanking), os pilares Risco e Auditoria estão constituidos. Em relação a pandemia: estamos com resultado negativo em função de muitos falecimentos ocorridos nessa época e também a diminuição do capital social dos cooperados. Taxa Selic está em tendencia de subida devido a inflação atual o que demanda uma certa atenção no risco de liquidez, diminuição do spread momentâneo. Iniciamos o projeto de sistema da gestão qualidade que contempla ISO 9001 para aperfeiçoamento dos processos. Funcionários em processo de treinamento. Parceiros e fornecedores possuem parte considerada do know how. Identificada a necessidade de três novas funções dentro do Conselho: Relacionamento, Segurança Cibernética e Gestão de Dados. Outras entidades associativas estão se mostrando abertas as novas novas filiações. Novas parcerias com outras entidades financeiras.

 
2. Direcionamento Estratégico do Negócio 2022-2025.

1. Aumento do ativo total para R$ 50.000.00,00.

2. Carteira de empréstimo de R$ 35.000.00,00.

3. Criação de três funções (Relacionamento, Segurança Cibernética e Gestão de Dados)

4. Evolução do APP

5. Evolução da Gestão de Risco e Capital

6. Decisões baseadas em evidências

7. Adequações regulatórias (LGPD)

8. Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e certificação ISO 9001

9. Investimentos em treinamento para os estatutários e funcionários.

10. Criar politicas e procedimentos de gestão de terceiros

11. Explorar o trabalho com outras associações e sindicatos

12. Parcerias com corretoras de cambios, valores, seguros e outros serviços financeiros.

13. Participar politicamente do cenário cooperativista nacional.

14. Trabalhar com nosso próprio código de compensação.

15. Portabilidade de crédito e salário.

16. Prestação de serviços a outras IFs.

17. Revisão do nome da Cooperativa.

 

Produtos que precisam ter qualidade: Aplicação financeira – RDC; Empréstimo – Consignado; Financiamento de veículo; Cheque especial; Adiantamento a depositante; Conta corrente; Empréstimo – Pessoal; Capital Social; Seguro Prestamista

 

7.1.5.2 Rastreabilidade de medição – Não trabalharemos devido: ser cuidados que a organização deve ter em relação aos equipamentos de medição quando a rastreabilidade de medição for necessária.

Data e horário

10 de dezembro de 2021.

01) Em primeira convocação: às 16:00 horas, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados;

02) Em segunda convocação: às 17:00 horas, com a presença de metade e mais um do número total dos associados;

03) Em terceira e última convocação, às 18:00 horas, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados

Endereço

Online

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:meeting_N2ZlZjYyNjUtOTM3Ni00ZWI0LWE1MmUtZTJmMjdiNjRmODZl@thread.v2/0?context=%7B%22Tid%22:%22b5b013fb-b193-4a52-a75f-eefc85c8abb6%22,%22Oid%22:%22afa71de6-831a-418b-a29a-b7ff2668aee5%22%7D

ou

Av. Rangel Pestana, 271, 8º Andar, Sala 81, Cep: 01017-000, Centro, São Paulo-SP

Documentos

Edital de Convocação
Ata AGE
Contexto da Organização
Edital de Convocação - Jornal Agora S. Paulo

Formulário

Acesse o formulário no link abaixo:

https://forms.gle/7og8KHeDiZn9ZgFu5

Gravação AGE-2021

https://youtu.be/KaJjRoSuUgY

 

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